Lançado no último dia 11 de novembro, Assassin's Creed: Unity retrata pela primeira vez a Revolução Francesa na franquia. Apesar de retomar o habitual mantra de que o game é "produzido por pessoas de diversas crenças e religiões", o título não foi bem recebido por Jean-Luc Mélenchon, político da Frente de Esquerda da França, que classificou o game como "propaganda contra o povo, tratado como bárbaro e sanguinário selvagem" em entrevista à rádio France Inter (traduzido pelo Telegraph).
Segundo Mélenchon, o enredo em Unity passa batido por decisões tomadas pelo rei Luis XVI, decapitado pela Revolução, e sua esposa, Maria Antonieta, uma "cretina celebrada como uma dócil garota rica" durante o game, segundo diz o político. Luis XVI tentou angariar tropas estrangeiras para ir contra seu próprio país e foi posteriormente assassinado pelas forças revolucionárias.
Na visão de Mélenchon, Unity também faz um retrato negativo de Robespierre, um dos icônes centrais dos Sans-cullotes, movimento representante das massas populares da França na época. De acordo com as afirmações do político, o líder revolucionário é tratado como uma figura cruel, quando na verdade ele foi o responsável pela formação final da República Francesa, em 1792, e pelo direito ao voto para judeus e mulheres. "Robespierre, o homem que foi o nosso libertador em um certo momento da Revolução - já que o movimento durou muito tempo - é apresentando como um monstro [em Unity]", afirma o político.
Robespierre, vale lembrar, participou do sangrento processo de queda da Monarquia e de perseguição aos grupos rebeldes, que defendiam visões diferentes para a construção dos novos ideias Iluministas, como os Girondinos. Sem suavizar no trato com a violência, Assassin's Creed: Unity também dá espaço para o atrito do período, embora não assuma firmemente um lado ideológico na batalha entre Templários e Assassinos, que no jogo toma lugar no meio da Revolução. Por enquanto, a Ubisoft não se pronunciou sobre as afirmações feitas por Mélechon.
Assassin's Creed: Unity foi lançado no dia 11 de novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC.