0
Testamos: Futebol Mania, o jogo online de futebol que veio da Coreia
Por Renato Bazan às 17:30h - 26/06/14

Introdução

Há menos de 24 horas, a Z8Games (conhecida no Brasil pela distribuição de Crossfire) abriu para o nosso país o beta de Futebol Mania, novo jogo online gratuito sobre o esporte mais jogado no mundo. Desenvolvido e lançado pela coreana Joycity Entertainment no início da década, ele chega agora em terras nacionais com localização total - 100% em português, com servidores dedicados e transações em reais. Convidado a testar o jogo pela Z8, o Selecter teve cerca de meia hora com ele, e conta aqui suas impressões.

Futebol casual

Criado originalmente sob o nome de Freestyle Football, o jogo tenta dar uma pegada diferente sobre o gênero ao colocar cada jogador no controle de um único atleta, em partidas de cinco contra cinco. Os personagens se dividem em classes de acordo com sua função em campo (zagueiros, meias e atacantes), cada um com suas forças e fraquezas. Dessa forma o jogo se desenvolve como um RPG: a cada movimento certo, o personagem ganha dinheiro e experiência, que pode usar para comprar respectivamente novos trajes, habilidades e até outros personagens especiais.

O foco no jogador casual, típico de games coreanos, é novamente manifestado em Futebol Mania. A primeira e óbvia dica é o esquema de controles, bem simplificado: usa-se as setas para mover o personagem e apenas seis botões do teclado (Q, W, E, A, S, D) para os poucos comandos básicos oferecidos. A segunda é a motivação do jogador, que dedicará a maior parte de seu tempo corrido atrás de roupas malucas e acessórios para seus personagens.

O game oferece três modos de jogo diferentes. O primeiro e o terceiro deles, baseados em futebol de gramado, são bem parecidos. Com partidas mais lentas e estratégicas as diferenças entre eles aparecem na proposta dos modos: enquanto um oferece partidas online amistosas, o outro funciona como um modo singleplayer, com uma campanha que simula a Copa do Mundo. Neste último, chama a atenção a abordagem mais festiva, típica da Copa, mas a jogabilidade é praticamente a mesma.

Entretanto, é no segundo modo de jogo que Futebol Mania revela suas verdadeiras intenções, oferecendo a experiência do futsal com controles de futebol de campo. A ação de bola rebatida e acelerada pelo chão de madeira torna o jogo extremamente rápido e caótico, e o resultado é uma partida em que habilidade e sorte contam em iguais níveis - ideal para o público pretendido do jogo.

Abertos os port?es

Ontem, a Z8 alterou o site oficial do game para oferecer o download gratuito do jogo. Você pode baixá-lo neste link, alternativamente, mas fique atento: os interessados em participar precisarão se inscrever no site. Jogadores que já possuem uma conta da Z8Games Brasil (seja no CrossFire ou no WarRock) não necessitam criar novo cadastro.

Vale a pena citar que o jogo ainda está em fase beta, e que os participantes concorrem automaticamente a dezenas de bolas oficiais da Copa do Mundo depois de jogarem uma partida completa. Quem se contentar com itens in-game pode também curtir a fanpage no Facebook do Futebol Mania para ganhar “um item exclusivo e permanente” - o que quer que ele seja.

Futebol Mania é exclusivo para PC e ainda não tem previsão para lançamento em sua versão final no Brasil, mas ja passa agora pelo beta fechado. Quando lançado, ele seguirá o mesmo modelo de monetização hoje adotado pelo Crossfire - cartões pré-pagos ou transações via BoaCompra. Confira o trailer do jogo logo abaixo.

0 COMENTÁRIOS