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Maga de Gelo - Deck Tech
Por Paulo Freire às 13:35h - 07/06/14

Introdução

O baralho de HearthStone em destaque desta semana chega finalmente a falar sobre Jaina Proudmoore. Esquecida do cenário competitivo de HearthStone depois de revisões que impactaram a eficiência de cartas como Nevasca, Nova Congelante e Ignimpacto, a classe ainda não apresenta uma lista definida e que mostre dominância no cenário. Os magos, que já tiveram os melhores decks de controle do ambiente com a mecânica de congelar os lacaios do adversário, enquanto podia distribuir Bolas de Fogo, Setas de Gelo e Ignimpacto para finalizar a partida, buscam reconquistar o seu espaço no metagame atual.

Ainda considerado uma sombra do que já foi um dia, este baralho ainda consegue se dar melhor contra muitas classes predominantes de partidas ranqueadas, como Ladino Miracle, Handlock (Bruxo) e Zoo (diversas classes). Provido das melhores remoções, o Mago depende exclusivamente da quantidade ou da sorte das compras de cartas a cada turno.

Organizando a Biblioteca de Magias

Antes de mais nada, precisamos entender como o deck funciona. O baralho é separado em categorias, em que diversas cartas carregam o mesmo propósito: condições de vitória, remoções, compra de cartas e multi-uso - ou cantrip para os mais acostumados com termos de card game. Primeiro vamos explorar os pontos fortes de todos os conjuntos, para ter um melhor entendimento de suas fraquezas.

Condições de Vitória

Seta de Gelo + Lança de Gelo: com duas cópias de cada, o potencial para causar 10 de dano, ou mais, utilizando quatro ou cinco cristais de mana é mortal. Com cartas de Poder de Feitiço, como Draco Lazúli e Mago Sangrento Thalnos, a combinação se torna ainda mais poderosa, e é possível realizá-la em apenas um turno.

Bola de Fogo + Ignimpacto: sem muito segredo: são cartas geralmente destinadas a dar dano direto ao oponente. Em casos extremos, de vida ou morte, você pode utilizar estes feitiços em lacaios quando faltar alguma remoção.

Alexstrasza: provavelmente a chave para a sua vitória. Uma vez que os seus segredos, como Bloco de Gelo e Barreira de Gelo, estiverem em jogo, o efeito deste formidável dragão te coloca a um passo da vitória, mesmo se ele não sobreviver para o próximo turno.

Remoções

Golpe Flamejante e Nevasca: remoções em massa são essenciais para qualquer deck de controle. Mesmo com a Nevasca custando um cristal de mana a mais do que anteriormente, ela ainda faz o seu trabalho. Se não limpar a mesa do oponente, pelo menos te garante mais um turno. Tudo é questão de, uma vez que você tiver elas em mão, saber segurar o jogo ao máximo e trazer a maior efetividade ao seu turno.

Nova Congelante + Açougueiro: não importa o tamanho do monstro. Se o seu adversário não conseguir remover o Açougueiro em um único turno, todas as criaturas do campo de batalha serão destruídas. Combinação extremamente eficiente.

Polimorfia: o fato do deck conter apenas uma desta carta muitas vezes me incomoda. Provavelmente um dos melhores spot removals (remoção de uma criatura só) do jogo, e é essencial para lidar com criaturas problemáticas como Caerne Casco Sangrento, Ragnaros, o Senhor do Fogo, Ysera, Gigante Derretido, etc. Se achar necessário, encontre espaço para a segunda cópia no baralho.

Compra de Cartas

Intelecto Arcano: baixo custo, compra de duas cartas e a única opção em feitiços da classe. Se preocupe em usar apenas quando precisar buscar uma resposta que não se encontra na sua mão.

Oráculo da Luz Fria: sim, nunca é interessante dar duas cartas para o seu oponente. Novamente, só utilize quando for extremamente necessário, ou se o jogo já estiver mais do que controlado à seu favor.

Multi-uso/Cantrip

Draco Lazúli e Mago Sangrento Thalnos: ambos carregam os mesmos efeitos, mas com força e custos diferentes. Em um deck que concentra tantos feitiços de dano direto, ambas as cartas são extremamente eficientes.

Bloco de Gelo: esta carta é essencial. Uma vez com este segredo em campo, ele é o que te dá mais segurança para conjurar a Alexstrasza. Comprar os feitiços de dano necessário para finalizar 15 de vida não será muito difícil.

Barreira de Gelo: com a falta de lacaios no deck, esta carta te dá uma sobrevida necessária para ganhar mais tempo e turnos.

Imagem Espelhada e Carrega-Escudo: mais uma vez, cartas que te dão tempo ou atrasam as suas remoções em massa. Elas não são péssimas no fim do jogo, principalmente quando jogadas no mesmo turno que a Alexstrasza.

Remo??es em massa s?o essenciais para qualquer deck de controle.

N?o tenho mana suficiente

Em qualquer card game, não existem baralhos perfeitos. Com uma estratégia de combo, tanto as qualidades quanto os pontos fracos são potencializados. Um bom exemplo são as condições de vitória que este deck apresenta. Usando feitiços de dano direto, os lacaios com Provocar do seu oponente perdem grande parte de seu valor, te dando a oportunidade de focar diretamente no herói adversário. No entanto, a falta de criaturas para colocar pressão na mesa elimina uma fonte de dano constante.

Como seu principal ponto forte também é sua maior fraqueza, baralhos de Sacerdote, Guerreiro e Druída são um grande problema. Partidas contra Sacerdotes não são impossíveis de se vencer, já que boa parte do baralho deles é destinado para o controle e remoção de lacaios, assim como é realista superar Druídas com decks midrange, sem cartas de cura. Mas não existe muita esperança contra Guerreiros. O Poder Heróico da classe, quando bem utilizado, se torna um problema incontornável dentro do que o nosso baralho tem a oferecer, sem contar cards como Ferreira de Armadura e Levantar Escudo, que não vão facilitar sua vida.

E para finalizar, sem tirar muito o seu entusiasmo para testar este deck, a sorte da compra de cartas é essencial. Um começo sem as remoções necessárias, ou sem conseguir achar as condições de vitória, acaba resultando em um jogo que você não consegue contestar. A derrota vem bem rápida, pelo menos. O importante é dar um empurrão em sua sorte!

Como seu principal ponto forte tamb?m ? sua maior fraqueza, baralhos de Sacerdote, Guerreiro e Dru?da s?o um grande problema.

Decklist

Custo Total = Mago Nível 10 + 5900 de Pó Mágico

A Estrat?gia na Arena

Uma temática combo nunca é apropriada na Arena, pela falta de consistência que os decks oferecem. Feitiços de dano direto são excelentes neste modo, mas o propósito destas cartas no baralho consiste em servirem como dano direto e remoção de lacaios. O ideal é aliar criaturas consistentes para os primeiros cinco turnos da partida e remoções em massa como Nevasca ou Golpe Flamejante.

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